14 setembro 2005

E A FESTA CONTINUA


29/08/2005 - 14h36

Londres festeja Carnaval, apesar dos atentados de julho

LONDRES (Reuters) - Centenas de milhares de londrinos desfilaram pelas ruas na segunda-feira, pulando ao som dos tambores e ostentando enfeites de plumas na maior festa da cidade desde os ataques a bomba do mês passado.

A polícia disse ter revisto a segurança para o Carnaval de Notting Hill, evento que acontece todos os anos, devido aos ataques a bomba de 7 de julho contra o sistema de transporte na cidade.

Mas o medo de novos ataques não espantou multidões que foram às ruas aproveitar o sol forte do verão.

No domingo, dia da festa dedicado às crianças, cerca de 200.000 pessoas participaram. Nesta segunda-feira, a expectativa era de meio milhão de pessoas, segundo a polícia.

"É fabuloso. Há várias plataformas lá fora para dançarmos", disse Andrew Dave, que participava da festa pelo sexto ano consecutivo.

A polícia estava mais visível do que nos anos anteriores, disse Dave, mas quanto ao terrorismo, ele disse: "Não nos preocupamos com esse tipo de coisa. Somos londrinos. Estamos unidos".

Desde seu início humilde em 1964, o Carnaval londrino cresceu do que era principalmente um festival infantil, com umas poucas bandas de Trinidad, para uma das maiores festas de rua do mundo.

Nos últimos anos, o Carnaval atraiu até um milhão de participantes para o bairro londrino que virou um símbolo da diversidade da cidade.

A polícia mobilizou até 10.000 membros adicionais, número similar ao dos anos recentes, mas disse ter revisto todas as medidas por causa dos temores de terrorismo.

Na manhã de segunda-feira, houve 61 prisões, a maior parte por delitos à ordem pública, uso de drogas e bebedeira.

"Estamos trabalhando realmente de perto com todos envolvidos no carnaval para garantir que todos possamos fazer o possível para tornar 2005 seguro", disse o porta-voz da polícia, comandante Chris Allison.

"O Carnaval é um evento anual importante no calendário de Londres. Essa importância apenas cresceu desde a tragédia que atingiu Londres em 7 de julho."

2 comentários:

Leandro Gandra disse...

Nossa.. nem me fale em carnaval!

Vou sentir falta do nosso... de Salvador é claro, pq não curto escola de SP... e la estaremos em temperaturas abaixo...

E a carta chegou?

obs - valeu por linkar minha pagian, se quiser removva a outra "LEANDRO" que ainda esta linkado no site...

abraços

Anônimo disse...

André, esse seu site é o melhor blog sobre londres e provavelmente um dos melhores sites sobre londres, todas as informações que você coloca aqui são impecáveis, espero que cada vez mais o pessoal visite seu site, se quiser que eu coloque um link no site da UKBR será meu prazer, aliás se você autorizar gostaria de colocar um link no site de empregos da ukbr, acho que será legal pro pessoal que já está aqui dar uma olhada, o que acha? Fica à seu critério! Abraços, Isabel