13 novembro 2007

SWINGING LONDON


Swinging London é o termo usado para descrever a efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade de Londres, e dali para o mundo, durante a segunda metade dos anos 1960, os anos de euforia da Europa e principalmente da Grã-Bretanha, com a ufanista recuperação econômica e moral do país após a II Guerra Mundial, enquanto os Estados Unidos sofriam encurralados pela Guerra do Vietnã.
O termo "Swinging" (com a conotação de vibrante, descolado, arrojado, moderno) foi usado pela primeira vez para definir a vida e os costumes da cidade pela jornalista de moda Diana Vreeland, então a poderosa editora-chefe da mais famosa revista de moda do mundo, a Vogue, que declarou que Londres era, naqueles dias, a mais vibrante e “avant-garde” cidade do mundo. O termo foi explicitamente ligado à cidade pela revista norte-americana TIME, em abril de 1965, ao chamá-la em editorial de “Swinging London” e celebrado pelo lançamento da mais famosa rádio dedicada ao publico jovem da época, Swinging Radio England, uma rádio pirata.
Esta foi a época em que a Inglaterra, com seu centro nervoso londrino, lançou ao mundo os mais importantes nomes da música, cinema, artes plásticas e teatrais, moda e comportamento. Os Beatles foram o seu fenômeno maior, seguidos pelos Rolling Stones, The Who, The Kinks e cantoras como Lulu, que de lá ganharam os EUA e o mundo, no que ficou conhecido como a Invasão Britânica.
Nas telas, Sean Connery e a Bondmania, atores como Michael Caine, Julie Christie, Alan Bates e Terence Stamp e cineastas como Tony Richardson, Richard Lester e Lindsay Anderson, colocavam o cinema inglês na vanguarda de um novo tipo de arte e representação. Na televisão, séries como Os Vingadores definiam um novo tipo de entretenimento televisivo. Nos palcos explodiam as irmãs Redgrave, Vanessa e Lynn.

Na moda, Mary Quant surpreendia a moral mundial lançando a minissaia, enquanto as principais lojas de Carnaby Street e King's Road, o novo centro “fashion” da cidade, como a Biba, definiam o que a juventude deveria usar e eram veneradas nas editorias de moda dos principais veículos de comunicação, dos dois lados do Atlântico. Twiggy, Jean Shrimpton e Veruschka eram as super modelos da época, todas retratadas pelo fotógrafo oficial das melhores revistas e da sociedade inglesa, David Baley, inspirador do personagem de outro jovem e talentoso ator, David Hemmings, no filme-cult de Michelangelo Antonioni, Blow-Up (Depois Daquele Beijo), um dos que melhor descreveu o ambiente de hedonismo, egocentrismo e otimismo da Londres da época, em que as boates da moda explodiam ao som de músicas mod, lotadas por gente de todo planeta. Publicações satíricas como Private Eye ridicularizavam o status quo da tradicional e vestuta família britânica.

Após a vitória da Inglaterra na Copa do Mundo de 1966, a bandeira britânica, a Union Jack, virou moda entre os jovens ingleses, passando a fazer parte da indumentária em casacos, vestidos, saias e até roupa de baixo, com a moda lançada por Carnaby Street. Foi também o auge da popularidade dos pequenos carros Mini-Cooper, que passaram a fazer parte da frota londrina de táxis com propaganda em suas laterais, um escândalo para as tradições britânicas.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Swinging_London"

TERRA DE GIGANTES


A muito tempo nao escrevia, e a mais tempo ainda que nao escrevo nada sobre Londres, entao decidi que apartir de hoje falarei um pouco menos de minha vida nessa cidade e comecarei a falar mais da cidade, e por hoje vou postar umas informacoes basicas sobre londres, algumas que eu nao fazia ideia, comecando la de tras, de anos e anos atras, enjoy!

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Uma cidade importante há quase dois milênios, Londres é um líder internacional nas finanças, e sua participação na política, na instrução, no entretenimento, na moda e nas artes contribui a seu status como uma cidade global. Londres é também uma das grandes cidades mais povoadas da Europa. Sua população é cosmopolitana, extraindo de uma escala diversa dos povos, culturas e religiões, falando 300 línguas diferentes. Os residentes de Londres são consultados como a Londoners. A cidade é um ponto de conexão internacional de transporte aéreo e um destino turístico popular, contando ícones tais como as casas do Parlamento, ponte da torre e palácio de Buckingham como suas muitas atrações, junto com instituições famosas tais como o museu britânico e a galeria nacional e atualmente o recém re-inaugurado Wembley Stadium.

Londres romana
Em 43 da era comum, os romanos, liderados pelo Imperador Cláudio, fundaram Londinium na margem norte do rio Tâmisa. Não há consenso sobre a origem da palavra Londinium, provavelmente siginifica "seguindo o rio". Logo após a sua fundação, a cidade se desenvolveu ocupando uma pequena área, equivalente ao tamanho do Hyde Park.
Por volta do ano 60 da era comum, a cidade foi saqueada pela tribo Iceni, liderada pela rainha Boadicéia. Entretanto logo a cidade foi reconstruída possibilitado um rápido desenvolvimento nos anos seguintes.
No século II, Londinium substituiu a antiga capital da Britânia, Colchester. Com a visita do imperador Adriano, foram construídos vários prédios públicos mas parte da cidade também acabou sendo destruída por um grande incêndio. Em 140 dC, Londinium atingiu a população de 60.000 habitantes. As construções da época foram intensificadas, foram construídos templos, casas de banho, uma basílica e um forte.
Entre 190 e 225 dC, os romanos construiram uma muralha (conhecida como London Wall) ao redor da cidade. A muralha sobreviveu por 1.600 anos e definiu o perimetro da cidade por todo este tempo, tinha aproximadamente 3 km de extensão, 6 metros de altura e 2,5 de espessura. Em 190, Londinium emergiu em uma crise política com dois homens lutando pelo direito a sucessão ao Império (Septimius Severus e Clodius Albinus). Com a vitória de Severus, a Britânia foi dividida em duas partes: Britânia Superior (cuja capital era Londinium) e Britânia Inferior (cuja capital era Eboracum, atualmente a cidade de York).
Em 286, Carausio (militar romano) declarou-se imperador da Britânia Romana. Carausio foi assassinado 7 anos depois por Alecto. Em 296, Constâncio Cloro consegiu retomar o poder da cidade para o Império Romano.
Por volta de 340, a Britânia foi invadida pelos Pictos, Escotos. Em 360, os ataques em larga escla fizeram o imperador Juliano mandar tropas para resguardar o Britânia Romana. Para se porteger dos ataques, foram construídas baluartes nas muralhas. Em 367, uma grande conspiração marcada por invasões dos Pictos, Escotos e Saxões que só terminou com o envio do militar romano Count Theodosius à Britânia.
No final do século IV, várias cidades britânicas-romanas entraram em declineo. Durante o início do século V, o declineo continuou junto ao do Império Romano. Após a queda do Imperio Romano, a Britânia ficou vulnerável a ataques de povos germanos.

Anglo-saxões
Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1km da velha Londres romana, na área que hoje se chama Convet Garden, local diferente da antiga cidade chamada Londinium. Lundenwic prosperou até 851 d.C. até as invasões Vikings destruirem a cidade. Em 878, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a paz. Logo ele mudou a vila para dentro das muralhas da antiga Londinum romana sendo chamada de Ealdwic ("old city" ou "velha cidade"), lugar onde hoje se localiza Aldwych.
Em seguida, sob o controle de vários reis, Londres voltou a prosperar. Em 1016, o rei dinamarquês, Canuto, o grande conquista a Inglaterra. Só com a morte de Canuto é que a Inglaterra volta às mãos dos anglo-saxões. A dinastia saxã foi restaurada em 1043 por Eduardo o Confessor que ordenou a construção da Abadia de Westminster e do Palácio de Westminster (conhecido também como Casas do Parlamento).


Período medieval
A Torre de Londres
Após a Batalha de Hastings em 1066, os normandos conquistam a Inglaterra colocando um fim na dinastia anglo-saxã. Guilherme I é coroado rei inglês na recém acabada Abadia de Westminster. Nesta abadia (não confundir com a Catedral de Westminster) viriam a ser coroados todos os reis da Inglaterra. A residência dos reis da Inglaterra foi, até o fim do período normando, o castelo fortaleza da Torre de Londres, que posteriormente se tornou uma prisão e hoje guarda as jóias da Coroa.


Época dos Tudors (1485-1603)
Este período viu três grandes acontecimentos: a guerra das rosas, a reforma religiosa inglesa e o período Elisabetano. Até a reforma, boa parte de Londres era ocupada por monastérios e outros establecimentos religiosos. Com a reforma de Henrique VIII, os monastérios passaram a outras mãos e outras funções.
Sob a reinado de Elizabeth I, a população de Londres aumentou de 100.000 à 200.000 habitantes. Teatros se instalaram na cidade e Shakespeare fundou o Globe Theatre. Com o declínio do porto da Antuérpia, Londres passa a ter um papel financeiro importante.

Época dos Stuarts (1603-1714)
Após a derrota da incrível armada espanhola em 1588, uma certa estabilidade política na Inglaterra permitiu Londres de se desenvolver. Em 1603, o rei Jaime I tentou unificar a Inglaterra e a Escócia. Porém suas leis anti-católicas o deixaram muito impopular e no dia 6 de novembro de 1605 ele acabou sofrendo uma tentativa de assasinato na famosa conspiração da pólvora. Jaime I fez o primeiro projeto de urbanização da cidade e sob o reinado de Charles I surgiu o Hyde Park, o primeiro parque aberto ao público de Londres.
Entre 1665 e 1666 , Londres sofreu a grande epidemia da peste bubônica que acabou matando por volta de 70.000 pessoas (20% da população). Do dia 2 de setembro à 5 de setembro ainda em 1666, o Grande Incêndio de Londres destruiu boa parte da cidade. A reconstrução durou dez anos e é obra do grande arquiteto Christopher Wren, quem reedificou muitas igrejas destruídas, entre elas a Catedral de São Paulo (ou Saint Paul's Cathedral), onde hoje descançam os heróis da nação britânica. A cidade viu uma grande aceleração no século XIII, e ao início do século XX, Londres era a maior cidade do mundo.
Século XVIII
No século XVIII, a cidade construíu várias pontes que ligariam as duas margens do rio Tâmisa (Ponte Westminster em 1750 e Ponte Blackfriars em 1769). Londres foi ao pouco se tornando uma grande cidade ajudada pelo aumento da imigração rural e irlândesa e consequentemente se tornando uma cidade sem infraestrutura e sem saneamento básico decente. A cidade por volta de 1800 atinge 1.000.000 habitantes!

Século XIX
Em 1849, a cidade sofreu com a epidemia de cólera que acabou matando 14.000 pessoas. Em 1855, criou-se a Metropolitan Board of Works para fornecer a cidade infraestrutura necessária a seu crescimento e um sistema de esgoto condizente. Em 1863, Londres começa a construir o primeiro metro do mundo.


Século XX
Durante a Primeira Guerra Mundial, Londres teve a experiência de ser atacada por zeppelin alemães. Estes ataques mataram 700 pessoas. Entre as duas guerras, facilitado pelo London Underground, Londres cresceu muito para o subúrbio. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, Londres cresce e já em 1929 conta com 8,7 milhões de habitantes.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Londres foi bombardeada pela Alemanha. O maior bombardeio que a cidade sofreu foi entre o dia 7 de setembro de 1940 e o dia 10 de maio de 1941. Quando a guerra chegou ao final, Londres havia sido destruida principalmente na áreas de Docklands e East End, além disto 30.000 habitantes perderam a vida, outros 50.000 ficaram feridos gravemente e muitos outros, desabrigados. A reconstrução nos anos gerou vários estilos arquitetônicos na cidade
Em 1948, Londres sediou os jogos olímpicos. No ano de 1951, Londres organizou o Festival Britânico que gerou uma onda de otimismo entre o povo britânico do pós-guerra. Nos anos 50, a cidade começa a receber vários imigrantes vindos de países da Commonwealth como Jamaica, Índia e Paquistão. Entretanto a convivência com novos imigrantes não foi fácil durante as décadas que se seguiram.
Nos anos 60, Londres se tornou o centro da moda e cultura em parte devido ao grande sucesso atingido pelos grupos de rock, Beatles e Rolling Stones. Londres se torna jovem centro cultural exemplificado pelo Swinging London.
Na década de 70, Londres começou a sofrer vários ataques terroristas feitos pelo Exército Republicano Irlandês até o cessar fogo de 1997.

Século XXI
No dia 6 de julho de 2005, Londres é escolhida para sediar os jogos olímpicos de 2012. No dia seguinte ao anúncio, a cidade foi atingida por ataques terroristas.
fonte:wikipedia

DE NOVO

Mais uma vez, de volta, depois de tempos sem dar atencao a esse blog, o porque de nao escrever aki nao sei, soh tava desinteressado mesmo, sem muuuuuitas novidades!! Depois de quase dois anos por aki as novidades ja nao sao tantas, akele sentimento de aventura, de descobrimento ja nao existe mais, agora ta tudo normal, ja existe uma rotina, mas o bom de Londres eh isso, sempre se pode correr da rotina, basta fazer uma correria e tudo muda, e foi isso que fiz!! Bom, primeiro tenho de falar da van neh, cagada que fiz, comprei sem pensar, sem planejar direito, e tomei no C*, pois eh, nao deu certo, coloquei anuncio na revista, fiquei na esperanca de que ia rolar um movimento, dai eu poderia continua no street car e fazer um extra com a van, mas necas, nao virou nada, quer dizer, quase nada, uma meia duzia de mudancas e viagens ao aeroporto, infelizmente nao foi oque eu esperava, entao pensei em encarar o trampo de courrier, mas o trampo de courrier levaria um tempo pra eu estabilizar, pegar pratica e comecar a ganhar uma grana que compensaria eu deixar o street car, alem disso, quando eu comecaria a fazer uma grana legal teria de parar, pois planejo ir para o Brasil, alem disso, eh uma loucura dirigir em Londres, o transito nao anda, pra todo lado eh engarrafamento, simplesmente na hora que vc mais precisar andar rapido vc simplesmente nao sai do lugar, e isso eh pra todo lado, e o foda eh que nao tem pra onde correr, nao tem ruas ondevc pode achar um atalho pois tambem estara tudo parado, entao melhor correr desse tipo de trampo, pelo menos por enquanto,resultado, desisti dessa ideia!! To com a van ainda, apenas pra uso pessoal, pra dar um rolehzinho fim de semana, fazer compras, e bla bla bla, mas vou agilizar pra vende-la, nao posso ficar sustentando um carro aki neh! Agora estamos no outono, folhas amarelas no chao pra todo lado, o sol soh aparece la pelas oito da manha, e desaparece as cinco da tarde, nao era pra ser assim, pois ano passado nao foi, mas ja esta fazendo muito frio, ontem mesmo chegou a tres graus, e por esse e alguns outros motivos resolvi deixar o street car, sai da bike, nao da pra ficar la fora o dia todo, e o pior eh que eu estava indo bem la, tinha sido promovido, agora eu era Team Leader, tipo um cara que comanda uma equipe, fiscalizando o trampo da galera, tendo certeza de que tudo oque a empresa esperava deles estava sendo cumprido, tava legal, aumentaram meu salario, tava ganhando super bem, mas ja tava meio cheio dakele trampo, como outros varios trampos que tive, vai chengando um momento que nao aguentava mais, apesar de todas regalias que estavam me dando, entao pedi umas ferias, beeem longas, sem data prevista de volta, e eles aceitaram, deixaram as portas abertas pra eu voltar quando decidir!! Agora vou encarar um outro tipo de trampo, algo que nao tinha tentado ainda, vai mexer um pouco em minha rotina, acho que vou trabalhar mais do que trabalhava no street car, mas tamo ai neh!! Agora vou trabalhar na noite, vendendo meu corpo no Soho , hehehehehe, zueira, nem se eu tivesse corpo eu faria isso, o alnce eh o seguinte, um amigo meu esta indo pro Brasil, entao soh vou substitui-lo num club, vou trabalhar no bar, nao de bartender, mas dakeles badecos que fazem tudo e os bartenders que levam a fama, vou ser barback, o cara que ajuda o bartender, otrampo vai ser das 5 da tarde as 4 da manha, comeco amanha, nao conheco o lugar ainda, mas sei que eh balada posh, coisa de gente fina, vamo ver oque vira, quanto a termos financeiros, ainda nao sei, mas se pah vou ganhar o mesmo que eu ganhava no street car ou ateh mais, pois la tem os tips neh, a tal das gorjetas, entao to na expectativa, vamo ver oque vira, pelo menos saio dessa mesmice, conheco gente nova e sei la!
Quase dois anos em Londres, dia 20 de Dez , as vezes paro pra pensar nas coisas boas e tambem ruins que aki me aconteceram, das experiencias que tive, das viagens que fiz, das pessoas que entraram em minha vida, das que entraram e ja sairam, dos amigos que fiz, dos amigos que achei que eram amigos,hehehe, parece que estou aki a anos, muitos anos, as coisas aki acontecem num ritmo frenetico, que te obrigam a agir freneticamente, tudo eh muito intenso, quando vc esta cansado, vc esta muito cansado, quando vc esta feliz, vc esta muito feliz, quando vc esta triste , nem me fale, quando vc se decepciona, vc nao acredita que o ser humano pode ser tao falso e mudar tanto, aki encontrei pessoas que colocava na lista de amigos eternos, eh claro que alguns pularam da lista, mas isso sao coisas de Londres! Aki vc tem de estar preparado pra tudo, aki tudo pode acontecer, coisas muito boas, coisas muito ruins, mas com certeza alguma coisa vai acontecer derepente e vc soh vai acreditar que akilo esta acontecendo porque vc esta em Londres, aki vi as coisas mais bizarras, teve momentos que achei que estava em outro planeta (sem drogas hemm) , ja participei de eventos que nunca achei que podeira(rolling stones foi um deles)ja visitei lugares que pareciam cenarios de filmes (mont blanc) enfim, aki tudo pode acontecer, apesar de ultimamente as coisas estarem meio monotonas!! Entao eh isso, vamo que vamo que o show nao pode parar, no momento nao sai mais oque escrever, mas, mais uma vez vou dizer que vou tentar escrever mais frequentemente, nao agarantio mas vou tentar!! Abracos a todos e fiquem todos na bencao de Deus!





Abaixo, algumas cenas desses meus dois anos pros lados de ca!


brothers


primeiros flatmates

Fullmoon festival , Berlim

Fullmoon

smurfs in fullmoon festival , Berlin

O tal do muro de Berlim



first sight of snow

jardim de casa



mi casa


Berlin, copa 2006

Berlin 2006

Berlin, copa 2006

Berlin, copa 2006


park guell Barcelona

bARCELONA


bARCELONA


Barcelona, um dos lugares mais fantasticos que conheci


A primeira inglesinha neh!

Uma das minhas primeiras baladas em Londres, infected mushroom, Brixton academy


Show Black eye peas

Primeira casa em Londres, flat em Brixton!


BACK AGAIN