12 agosto 2005

CURIOSIDADES

Compras

Covent Garden
Londres é um paraíso de consumo. A maioria das lojas abre de segunda a sábado, das 9h-10h às 18h-19h. Um dia na semana tem o "late-night shopping", quando as lojas ficam abertas até 20h: às quartas-feiras, em Knightsbridge, e às quintas-feiras em Oxford Street, Covent Garden e Kensington High Street. Aos domingos, parte do comércio funciona de 12h às 18h. Em geral, as lojas aceitam cartão de crédito sem pestanejar. Sempre guarde o recibo - vai precisar na hora de uma troca ou quando pedir reembolso do imposto sobre circulação de mercadoria e serviços, o VAT (Value Added Tax), que é de 17,5%.



Gastronomia

Londres "ultrapassou Paris como centro gastronômico". Na opinião do chef francês Raymond Blanc, radicado na Inglaterra há 25 anos, "os grandes restaurantes franceses continuam sendo grandes mas precisam ter cuidado. O cenário em Londres é mais estimulante. Tem melhor qualidade, melhor serviço e te recebe melhor". Palavra de especialista. O ponto forte é a fusão, a influência de culinárias de várias nacionalidades. Com um pouco de dinheiro é possível comer muito bem em Londres. Procure os restaurantes mais caros - como, o La Tante Claire, The Restaurant, Bibendum - na hora do almoço, quando têm cardápio fixo bem mais barato.

Pubs

Os pubs londrinos continuam com um horário de funcionamento anacrônico: eles fecham às 23h, de segunda a sábado, e às 22h30 aos domingos. Alguns que têm música ao vivo, ou DJs, podem ficar abertos até um pouco mais tarde. O governo prometeu mudanças até o final do ano. Merece um brinde. Ah, sim, menores de 14 anos só entram em pub que serve refeição ou em pub com mesa ao ar livre - e na companhia dos pais. Bebida alcoólica, só para maiores de 18.

No final dos anos 90, algumas cadeias de pubs trocaram o tradicional visual "aconchegante", escurinho, por uma decoração moderna, com o objetivo de serem "women friedly", de atrair mais mulheres e jovens. Deu certo. Superpubs de cadeias como All Bar One e Pitcher & Piano vivem abarrotados.

O costume dos ingleses é comprar bebidas em rodadas. Num grupo de pessoas, cada uma tem sua vez de pagar pra todo mundo. Para cervejas nativas de qualidade, procure as marcas Samuel Smith, Young's, Fuller's, Flowers e Adnams. Evite vinhos em pubs.

Os bares obedecem a regulamentos diferentes dos pubs e podem ficar abertos até tarde. Muitos ganham ares de clube depois das 23h e cobram consumação.

Cafés

Em Londres, o café society está em ebulição. Há uma grande variedade de cafés com diferentes estilos: as tradicionais casas de chá inglesas, pâtisseries francesas, caffès italianos e futuristas cybercafés. São perfeitos tanto para um lanche rápido quanto para um preguiçoso passar das horas. Escolha uma mesa e faça parte do cenário.


Museus
Visitar museus e galerias é um dos passatempos prediletos dos londrinos - e as possibilidades são ilimitadas. Para quem está visitando a cidade pela primeira vez, um conselho: não se afobe e é impraticável cobrir tudo numa primeira visita. Para quem tem pouco tempo, pouco dinheiro e está determinado a realizar uma maratona cultural, um grande encorajamento é o GoSee, um passe com descontos para os principais museus e galerias. Aproveite.

Nenhum comentário: