12 agosto 2005

QUANDO O INVERNO CHEGARRRR...eu quero é estar em LONDRES

Hora do sol dormir

O inverno em Londres é como uma seção com o psicólogo, extremamente frio e emocionalmente estressante (calma que a analogia principal do texto não é essa...). Por isso não é estranho a quantidade de brasileiros que, logo nos primeiros dias de novembro, empacotam tudo e voltam pra casa.

E o problema não somente apenas a baixa temperatura. O mais estranho é o fato de escurecer tão cedo. O sol (quando resolve aparecer) vai dormir logo depois das quatro da tarde.

Peço perdão pelas palavras, mas é triste pra cacete. Em algum canto no site oficial do médico popstar Dráuzio Varella está escrito: "Nos países frios existe um quadro de surtos depressivos, chamado depressão sazonal, que está relacionado diretamente com os fotoperíodos, isto é, com a luminosidade". O texto meio chatinho também diz que durante o inverno estamos vulneráveis às flutuações normais do humor e desenvolvemos quadros depressivos. Isso tudo não é novidade.

foto: Francesca Martinuzzi

Afinal, o que te deixa mais feliz, a cor quente do sol lá de cima ou a falta de vida e o cenário todo cinzento da foto ao lado?

Por isso que a perspectiva de passar o inverno por aqui não é das mais animadoras.

Ou melhor, não era.

É que neste inverno, os problemas dos londrinos acabaram! Chegou o gerador de sol instantâneo da Tate Modern. É isso mesmo. Quando você estiver se sentindo triste, cabisbaixo, com saudades do verão, é só dar um pulo em um dos maiores centros culturais da cidade, na beira do rio Tâmisa.

Dentro da Tate, no enorme galpão batizado de Turbine Hall, o artista dinamarquês Olafur Eliasson teve a idéia de criar um sol artificial. Para conseguir o efeito, Olafur cobriu todo o teto do pavilhão com espelhos e construíu um semi-círculo que emite uma luz em frequência tão baixa que, exceto pelo amarelo, todas as cores são invisíveis.

Para dar uma sensação maior de verão, o artista posicionou máquinas que borrifam um vapor d'água. Apesar de maluca, a idéia vingou e o "sol preso" está se transformando no maior point da cidade. Nos finais de semana, a "praia" fica lotada.

Quando o presidente dos Estados Unidos veio visitar a Inglaterra, protestantes formaram no chão, com a sombra de seus corpos contra a luz do sol de mentira, a frase:"Bush out!" (fora Bush). Os jornais que não concordam com a política do texano publicaram a foto na primeira página.


Um comentário:

Anônimo disse...

Ô gordo, ta empolgado, hein.
Vai mesmo então???
Bjo.
Grazi.