30 agosto 2005

CHEGOU, E AGORA???

Como comprar utilidades para sua casa

Ao chegar em Londres tudo vira novidade: a começar pela busca de um novo lar. O próximo passo é certeiro: fazer comprinhas para casa. Tomada transformadora, cabide, travesseiro, capa para colchão. Mas onde encontrar tudo isso sem perambular pela cidade inteira? Siga essas indicações e tudo ficará mais fácil.

1. Argos
A megastore oferece diversas opções de produtos para casa e uso pessoal com preços bem econômicos. Isso é possível porque a rede não gasta praticamente nada com a estrutura das lojas. Não tem decoração nem produto exposto. Você procura o que quer num catálogo. Folheando as páginas, escolhe produto, cor, tamanho, modelo... anota o código em um folheto e vai direto ao caixa. Ali você recebe uma senha e aguarda a chamada no setor de entrega para pegar a mercadoria. O único incoveniente é que você não olha diretamente o produto nem toca nele. Se quiser fazer isso, pegue a fila do caixa, diga que quer vê-lo antes e espere a chamada. Curtiu? Então pague no caixa e retire sua mercadoria. Não curtiu? Deixa pra lá. Ou volte ao catálogo...

2. Discount shops e “indianos”
A cada esquina existe uma lojinha dessas que têm de tudo um pouco – chamadas pelos brasileiros de “indianos”. Parecidas com algumas lojas brasileiras, elas oferecem tudo para casa, de pano de prato a panela, vassoura, saco de lixo etc. Vantagens: preços bons e, dependendo do dono, a possibilidade de negociar um desconto (algo incomum no Reino Unido).

3. Charity shops
São lojas ligadas a instituições de caridade, que no Reino Unido têm uma força enorme. Você pode encontrar Oxfam, Cancer Research UK, Salvation Army, Marie Curie Cancer Care, Sue Ryder Care, YMCA e mais um monte de instituições que apóiam hospitais, casas de repouso, etc Como o nome sugere, essas lojas oferecem produtos usados ou de segunda mão. Confira os melhores preços e não se esqueça de perguntar se existe a possibilidade de troca, OK?

4. Mercados, feiras, car boot sales e afins
A humanidade atravessou séculos, milênios, e o escambo ainda está em moda. As feiras, mercados de troca e car boot sales (mercadões a céu aberto em que cada um leva o que não quer mais) oferecem produtos novos e usados. Um bom papo pode render uma boa compra, por isso não deixa de pechinchar. Cada cidade tem seus mercados e feiras, é só procurar.

5. Supermercados
Como em qualquer cidade que se preze, o bom e velho supermercado continua sendo o lugar preferido na hora de abastecer o lar. Se você não liga muito para marca, há supermercados alternativos e mais baratos por toda parte – um pouco menos evidentes e mais afastados do centro, mas nada como uma rodada pela cidade para sentir a diferença no bolso

Nenhum comentário: