30 agosto 2005

SUA AMIGA CARTEIRINHA!!!


Como aproveitar melhor sua carteira de estudante?


Você já viu em algum lugar, mas nunca é demais relembrar que a vida de estudante pode ficar mais simples (e econômica) se a gente sabe como fazer bom uso da famosa “carteirinha”. Confira aqui várias dicas para economizar uma grana, sem ter que dar truque.

1. Ficar mofando em casa, eu?

Pagar menos em cinema, teatro, museu, estádio, trem, metrô, ônibus, hotel etc é a recompensa mais óbvia para quem se matricula num curso em período integral. É só pagar sete libras para fazer a carteirinha, que é reconhecida pela Unesco em mais de 90 países como documento oficial de identificação.

2. Ah, minha santa internet!

A lista de lugares que dão desconto está disponível nas agências que fazem a carteira ou no site da ISTC - International Student Travel Confederation. Anota: www.isic.org

3. Vai para Paris?
Passar um final de semana na França não é coisa só para bacana. Você tem direito a 10% de desconto no preço das passagens. Para o Airport Express também valem descontos de 5 a 10%.

4. B&B ou serviço de quarto

Se o assunto é acomodação, o ISTC oferece uma lista grande de Bed&Breakfast, albergues, hotéis e motéis com preços mais módicos. Em geral, os descontos ficam em 10%, mas no Byron, Blanford e Oliver Plaza os descontos são de 40%. Na rede Choice Hotel dá para pagar meia!

5. Cultura para as massas

Claro que o melhor é entrar de graça, mas nem sempre dá. Nesse caso, os museus em todo o Reino Unido oferecem descontos, que variam de poucas libras até meia entrada. No Royal Academy of Arts o desconto é de 30% e no Madame Tussauds, dá para economizar 20%.

6. Luz na passarela

Saia um pouco do circuito charity shops com descontos de até 10% em lojas como TopShop e La Senza.

7. Seu doutor, é o seguinte...

O Help line oferece informações 24 horas por dia sobre procedimentos legais, conselhos médicos e dicas de viagem. Dá para tirar dúvidas em inglês, espanhol, francês e alemão. Tel: 0208 762-8110 (vem escrito no verso da carteira).

8. Chegou mensagem para você

O IsiConnect funciona como um cartão de crédito carregável que permite enviar mensagens para celular e e-mails. Para isso é necessário ativar a conta no www.isiconnect.ekit.com

9. Onde fazer?

A STA (ou STB no Brasil) é a principal agência. Para achar a mais próxima, uma opção é acessar o site www.statravel.com e ligar para confirmar! A LSE - London School of Economics, em Holborn, possui um escritório e tem muitos outros ali pertinho. Outra opção é ligar para 08701600599 (tarifada!).

10. E se perder, o que eu faço?

O procedimento é o mesmo que em caso de renovação. Para a ISIC é preciso apresentar os documentos que provam seu status de estudante. Também é possível fazer o seu pedido pela internet.

Nenhum comentário: