01 setembro 2005

PRA CORRER ATRAZ DO JOB

Como fazer uma carta de apresentação para emprego

Os empregadores são exigentes: querem referência. Resolver o problema não é um bicho de duas cabeças (a sua e a de quem vai recomendar você). Mas para atingir seu objetivo, você precisa ser conciso e expressivo ao mesmo tempo. E uma carta pode ajudar.

1. Do que estamos falando?

Não é de uma redação egocêntrica nem humilde, mas de um resumo de quem você é, do que fez e do que é capaz de fazer. A carta de apresentação pode ser muito eficiente na hora de procurar um emprego.

2. O começo

O primeiro parágrafo é para dizer quem é você. Pouco interessa seus olhos azuis, mas sim o que eles vêem. O que você quer fazer da vida. Zé da Silva diz: “Sou prático e ágil, tenho iniciativa e trabalho com eficiência em momentos de pressão”. A informação é importante para que o empregador perceba seu perfil e o que você pode agregar à empresa.

4. O meio

O segundo parágrafo fala de você e das suas relações com os empregos anteriores. Por exemplo: “fui responsável pela melhoria no sistema de comunicação da empresa e elaborei relatórios que permitiram que o rendimento da empresa aumentasse em 25% em apenas três meses”.
Nesse contexto dá para perceber seu desenvolvimento no trabalho, as habilidades, os méritos. Mesmo que você não tenha recebido uma superpromoção, não deixe de comentar que correspondeu às expectativas e o que aprendeu naquele cargo. Se o seu último emprego foi um desastre, omitir pode ser um recurso, mas com delicadeza. Não comentar pode ser um risco e dizer apenas que passou por lá, sem referência, pode trazer desconfiança. O jeito, nesses casos, é ser discreto.
Zé da Silva se definiu assim: “por motivos pessoais me restingi a permanecer na empresa por apenas um mês e, portanto, não tive a possibilidade de desenvolver o projeto proposto por mim”.

5. O fim que pode ser um começo

Por fim, é educado agradecer a atenção que o empregador dispensou ao ler sua carta de apresentação. Mesmo que seja impressa, assinar de próprio punho é essencial para indicar autenticidade e proximidade.
Junto com a carta, você pode entregar seu currículo. Pode ser uma versão enxuta ou o tradicional, mais didático, que inclui dados pessoais, objetivo, histórico profissional e educacional, habilidades e referência. É mais prático para o empregador, pois se achar que tem as qualidades para o cargo (resumidas na carta), ele olhará com mais calma e lerá com atenção o que você tem a dizer. No mais, boa sorte aí!

Nenhum comentário: