29 agosto 2005

UMA TAL DE CAMDEN TOWN

A área chamada Camden Town fica ao norte de Londres e existe desde o final do século XVIII. O que já foi uma vastidão de campos verdes, atravessados pelo Regent's Canal, hoje é uma das regiões mais excitantes da cidade, especialmente nos fins de semana.

Por ali viveram pessoas como os escritores Charles Dickens e George Orwell e, mais recentemente o Oasis Liam Gallagher. Mas se estes circulavam pelas redondezas em outros tempos, anônimos e discretos, o que não falta hoje é gente disposta a chamar atenção - mesmo com aquele ar blasé de "me arrumei em 5 minutos". Em Camden não há muito pudor quando o assunto é estilo, cor de cabelo, tamanho de salto, número de piercings e tatoos. O importante é fazer do look algo singular. Para ver ou ser visto, para vender produtos, para se divertir.

A fama de Camden é mesmo concentrar grande porcentagem de excentricidade por metro quadrado. Nas ruas, nos pubs e nightclubs - como o Electric Ballroom que também funciona como brechó - nas lojas e nos incontáveis stands dos mercados que fazem a cara da região ainda mais diversa.

Além do comércio convencional de Camden High Street, entre as estações de metrô de Camden Town e Chalk Farm as opções são variadíssimas e as emoções intensas. De brechós a loja das botas Dr. Marteens, de souvenirs a produtos esotéricos, de música brasileira a rock pesado, as ofertas são para todas as tribos. E, no melhor de Camden - os markets - o que se vê é uma concentração inacreditável de opções.

Começando pelo mais interessante: o Stables Market foi construído em 1834 para abrigar cavalos. Hoje, suas instalações formam um aglomerado labiríntico de stands, galpões de roupas de segunda-mão, lojas escuras de roupas fluorescentes, designers e mais o hall de comidas de vários lugares do mundo. É uma bagunça criativa e cheia de vida com sedução para todos os estilos. A cada fim de semana surgem novos expositores, outros se vão e alguns produtos são do tipo "agora ou nunca!" Além dele, o Camden Lock Market concentra artesanato de diversas partes do mundo, sebos e antiguidades, além do famoso pub Ted Dingwalls. O Camden Canal Market - no nível do Regent's Canal - também faz a linha "de tudo um pouco", usados e novos e até bicicletas de segunda mão podem ser encontradas, na entrada por Castlehaven Road. Já o Camden Market, o mercado à direita da estação de metrô, concentra roupa street wear, muito fashion e acessórios para todos os gostos. Quer mais? Ainda tem o Inverness Street Market, feira de flores, frutas e vegetais.

Algumas das lojas de Camden Town funcionam durante toda a semana. Porém, grande parte dos stands nos mercados abrem suas portas somente a partir de sexta feira à tarde e trabalham no sábado e domingo, até escurecer. Apesar de ser muito cheio nestes dias, é programa obrigatório: a sensação "se não fui a Camden, não fui a Londres" pode ser irreversível…

Nenhum comentário: