01 setembro 2005

DE BIKE PRA ECONOMIZAR!


Alem de economizar uma graninha com os onibus e se exercitar, andar de bike por Londres deve ser uma otima experiencia, alem de incentivarem esse tipo de transporte com varias ciclivias, estacionamento de bikes pela cidade inteira você pode disfrutar do visual da cidade! Com o dinheiro de 3 meses de transporte coletivo vc pode adquirir uma bike zerada, as usadas saem por bem menos!

Dicas para comprar a bike la em Londres.


1. Comprando pela internet
Três sites são indicados pelos ciclistas: o eBay (www.ebay.com), Gumtree (www.gumtree.com) e TNT (www.tntmagazine.co.uk). O eBay, que comercializa artigos novos e usados, oferece mais de sete mil bicicletas, e você pode ver pela foto se combina com o seu estilo. Mas atenção: dependendo do produto, você terá que pagar o frete. O Gumtree é perfeito para quem mora em Londres: você pesquisa e marca encontro para ver a mercadoria. Se gostar, paga em dinheiro e leva na hora. No TNT, site da revista australiana, tem uma seção dedicada a compra e venda, com possibilidade de anunciar de graça.

2. Pesquisando os classificados
Quase todo mundo já deu uma olhada no Loot procurando por emprego. Esse jornal também tem versão online (www.loot.com), e você vai achar um monte de bicicletas nos classificados. Os preços começam em 40 libras.

3. Fuçando nas feiras
Já ouviu falar de car boot sales? São as grandes feiras onde tudo se compra e tudo se vende. Normalmente se consegue um preço camarada na base da pechincha. Como achar esse tipo de feira num lugar como Londres? Vá até o site www.ukfayres.co.uk. Confira ainda os mercados de Brick Lane e Elephant & Castle, com bons modelos a partir de 50 libras. Só um toque: nunca pergunte sobre a procedência da magrel !

4. Uma ajuda das comunidades
Para quem é estudante, o ideal é procurar nos murais da escola ou aderir a listas de discussão. Em Cambridge, a lista mais quente é University Forsale Newsgroup (http://www.cam.ac.uk/cgi-bin/wwwnews?grp=ucam.adverts.forsale).

5. Fique atento
Desconfie na hora de comprar: tenha certeza de que está pagando um valor justo. As chances de encontrar novamente a pessoa que lhe vendeu sua bike são mínimas, então não deixe passar qualquer dúvida. Se a compra for pela internet, a checagem precisa ser mais cuidadosa. O eBay já recebeu várias reclamações de gente que comprou, pagou e não recebeu a mercadoria – nem o dinheiro de volta. A empresa não se responsabiliza pelas negociações, portanto consiga o máximo de informações antes de pagar.

6. Ninguém me segura!
Já montado na sua bike, junte-se à Cycling Campaign, organização que existe em várias cidades e tenta organizar a vida de quem pedala. Londres, Cambridge, Wandsworth e Manchester são algumas das cidades que apóiam a campanha e oferecem mapas com as rotas para ciclismo. Informações da Lodon Cycling Campaign estão no site www.lcc.org.uk, e o telefone (que atende 24h) é 0207 222 1234.





Nenhum comentário: