30 agosto 2005

OLÁ ENFERMEIRA!!!


Aaaaaatchiiimmm! O frio chegou, a gripe te pegou e não há paracetamol que resolva? Não se preocupe, o Reino Unido mantém um sistema de saúde amplamente aberto para todos que precisam recorrer a atendimento médico. Entenda o que fazer para se recuperar rapidinho, rapidinho.

1 - Clínico Geral (o famoso “GP”)
Todo bairro mantém um ou mais postos médicos (em inglês, GP, de “General Practice”). Cada unidade contém médicos e enfermeiros que atendem diretamente ao paciente de segunda a sexta (alguns aos sábados também). Tirando as emergências, todos os casos passam primeiramente pelos médicos que atendem nos GPs, para que eles então encaminhem o paciente a doutores especializados, caso precisem. As consultas podem ser marcadas via telefone, caso já haja cadastro.

2 - Cura por telefone
O NHS oferece um serviço de atendimento 24hs por telefone (0845 4647), caso o paciente esteja impossibilitado de ir ao hospital ou somente deseje saber informações. A conversa pode ser traduzida se você não falar inglês.

3 - Urgente!

Para urgências, deve-se ir diretamente ao pronto socorro local ou ligar para a central de atendimento (999) e solicitar uma ambulância.

4 - Walk-in Centre
O atendimento médico na Inglaterra é dividido de acordo com a gravidade. Se você foi mordido por um cachorro ou acha que quebrou a perna, a solução mais rápida e conveniente é seguir para o Walk-in Center, uma espécie de pronto-socorro, mais perto de sua casa. Para saber o endereço, ligue para o NHS Direct (0845 4647). Para casos de perda excessiva de sangue, overdose ou falta de ar, o pronto socorro é parada obrigatória.

Importante!

E o que fazer para se inscrever no GP?

Você deve levar o passaporte e um comprovante de endereço para o posto mais próximo de sua casa. Para achá-lo, é só acessar o site www.nhs.uk e digitar seu código postal (post code). No entanto, eles aceitam somente estudantes. Para os turistas, o recurso é ir diretamente a qualquer hospital ou aos Walk-in Centre para atendimento.

Outros serviços

O Reino Unido também oferece oculistas, dentistas e remédios gratuitamente. Para se cadastrar e obter o número do NHS, você deve ir a qualquer dentista que mantenha convênio com o Sistema de Saúde Público (NHS) e pedir o formulário de atendimento gratuito. É necessário preenchê-lo, comprovar baixa renda e atividade escolar.



Nenhum comentário: