05 agosto 2005

Informations (haha to me sentindo)

Entry Clearance no Brasil

A partir de agora, brasileiros interessados em estudar no Reino Unido precisam pedir um entry clearance antes da viagem.

O Home Office está mesmo disposto a criar normas mais rígidas para quem está interessado em vir para o Reino Unido. Além de não estar mais trocando o visto de turista, para quem chegou depois de 22 de julho, para o visto de estudante, agora brasileiros precisam obter um entry clearance no Brasil antes da viagem se estiverem viajando como estudantes de cursos não universitários (por exemplo, escolas de Inglês). Porque mesmo com a carta da escola e todos os documentos que provem ao oficial da imigração o objetivo da sua viagem , o visto de estudante não está mais sendo dado nos aeroportos britânicos para quem não tem o entry clearance, ou seja, mesmo como estudante, sem a permissão obtida no Brasil, o máximo que se consegue no Heathrow ou em qualquer outro aeroporto será um visto de turista.

Para quem está no Reino Unido com visto de turista, mas chegou até o dia 22 de julho (inclusive), ainda pode pedir a extensão para permanência no país como estudante, mesmo para cursos em escolas de Inglês. Mas é bom correr, porque nada garante que essa exceção será mantida por muito tempo.

E vale lembrar que desde o dia 1 de outubro, quem está no Reino Unido com visto de estudante também tem que observar mudanças na lei para extensão do visto. Quem está em matriculado em escolas de Inglês ou qualquer outro curso não universitário, só poderá conseguir a extensão do visto por, no máximo, dois anos.


Como obter o entry clearance?

No Brasil, apenas o Consulado Britânico do Rio de Janeiro pode fornecer o entry clearance. Para quem mora em outros estados, tem a opção de mandar o formulário pelo correio. O formulário para estudantes é o “Pessoas sem intenção de permanecer no Reino Unido” (VAF1 2004) e pode ser encontrado no site da Embaixada Britânica (http://www.%20reinounido.org.br/). Mas atenção, mesmo com todas as informações disponíveis no site em Português, o formulário deve ser preenchido em Inglês.

Com o formulário, é preciso enviar:

- Passaporte válido,
- Duas fotografias recentes tamanho 3 x 4 em fundo branco,
- 6 Últimos Holerites de quem vai pagar a viajem,
- 6 Últimos Extratos de quem vai pagar a viajem,
- Algo que comprove vínculo com o Brasil, carta da faculdade, carta do emprego...
- Carta de Custeio,
- Carta da escola em Londres,
- Carta de acomodação,
- O pagamento da taxa em cheque nominal ao British Consulate-General no valor de R$ 198 (taxa nos valores de hoje) + 15 R$ pra eles te enviarem de volta.

Os mesmos documentos deverão ser trazidos pelo estudante e apresentados ao oficial da imigração no Reino Unido.

O formulário e todos os documentos originais devem ser enviados via SEDEX para o Consulado Geral Britânico do Rio de Janeiro _ Praia do Flamengo, 284, 2º andar. CEP: 22210-030. Mas atenção, é preciso mandar a documentação três meses antes da data da viagem.


Entry clearance garante visto na chegada?

O Entry Clearance funciona mais ou menos como o visto obtido no Brasil para ir aos Estados Unidos. Isso significa que mesmo com a estampa no passaporte, o brasileiro ainda é submetido a uma entrevista com o oficial de imigração na chegada ao Reino Unido. Mas enquanto nos Estados Unidos, se a imigração resolver negar a entrada no país, a pessoa é mandada de volta para o Brasil, no Reino Unido, com o entry clearance, a pessoa entra no país e tem um prazo para recorrer da decisão.

Nenhum comentário: