05 agosto 2005

Ta aí, pra quem vai no fim do ano!!!

Bom , achei interessante isso. Ja que pretendo chegar em Londres em Nov. um bom trampo em Dez. garante um feliz natal neh!!

VAGAS DE NATAL

Para dar conta da demanda de trabalho na época de fim de ano, um batalhão de empregados temporários são contratatos em todo o Reino Unido

No Brasil, Natal era tempo de curtir a família e ganhar presentes. Em Londres, Christmas é a hora certa de trabalhar duro e fazer uma grana extra. São inúmeras as vagas de emprego temporário que se abrem nessa época do ano, para a temporada de fervor no comércio que começa a esquentar em outubro e chega ao ponto máximo em dezembro. Seja sua área a de vendas ou catering, chegou o momento é de garantir um trabalho temporário que, quem sabe, pode te render um salário por todo o ano que vem.

Para transformar um emprego temporário em permanente você precisa mostrar uma certa habilidade para o trabalho requerido e muito esforço durante o período de contrato, e ainda rezar para que uma vaga genuína surja no fim dele. Às vezes acontece. Karine Ramos, publicitária no Brasil, começou a trabalhar em uma das lojas da rede Zara em novembro do ano passado, por um contrato que inicialmente duraria apenas três meses, até as promoções de janeiro. “Mas aí fui ficando mais um mês, mais outro e tô aqui até agora embalando roupa”, explica ela, quase um ano depois de ter sido “temporariamente” empregada.

Vagas no comércio

Todas as grandes cadeias de lojas e até algumas empresas independentes precisam contratar funcionários para dar conta das vendas no período que antecede o Natal. Isso vale para grandes shoppings, redes de supermercado, lojas de cartão de Natal e por aí vai. A melhor forma de entrar nesse ramo é ficar de olho nos anúncios postados nos próprios websites das empresas e em páginas ou jornais de recrutamento em geral. Fique também de olho nas vitrines – pequenos panfletos anunciando a procura de funcionários temporários já estão na porta de muitas lojas, e normalmente trazem informação completa de como se candidatar a uma vaga.

Os supermercados tendem a ficar lotados por essas bandas, e não hesitam em contratar gente para dar uma mãozinha. A rede de supermercados Tesco, por exemplo espera recrutar cerca de 12 mil pessoas para posições disponíveis em 780 lojas por todo o Reino Unido. A concorrente Sainsbury’s não fica muito atrás e também anunciou a abertura de 10 mil vagas para o período de Natal. Eles não estão procurando pessoas com algum tipo de experiência, mas que sejam amigáveis e tenham boa vontade em ajudar os consumidores num dos períodos mais estressantes do ano.

Em se tratando de supemercados em geral, cada loja é responsável pelo próprio recrutamento. Portanto, caso você se interesse por essa dica, apareça no supermercado mais perto de você bem disposto e sorridente e pergunte se existe a previsão de abertura de vagas para aquela loja, ou peça para preencher um “application form”. Para grandes shoppings, como Selfridges e Harrolds, que ficam super lotados de clientes e precisam de ajuda extra, cheque a oferta de vagas nos próprios websites.

Vagas em Catering

O setor de catering é um dos mais agitados, com festas de confraternização entre colegas de trabalho (chamadas Christmas Party por aqui, são o equivalente ao nosso amigo-secreto brasileiro) pipocando em todos os cantos da cidade. Para servir champange e jantar, um batalhão de garçons e garçonetes, cozinheiros e bartenders são contratados por agências especializadas no fornecimento de mão de obra para festas. Aliás, essas são as melhores oportunidades de garantir trabalho por todo o ano, uma vez que essas empresas atuam de janeiro a janeiro, embora fiquem muito mais desperadas à procura de funcionários na época de fim de ano.

O visto de estudante é normalmente suficiente para se cadastrar em uma agência, uma vez que o emprego é casual e não tem horas fixas por semana – depende da quantidade de festas que você fizer. É bem provável que você passe por um treinamento rápido antes de ser chamado para trabalhar em um evento, mas além de senso comum, boa apresentação pessoal e bom entendimento de inglês, esperam que pessoas interessadas nessas vagas sejam cordiais e tenham boa aparência.

O trabalho é basicamente servir bebidas e canapés em festas, ou jantar nas mesas, mas a depender do evento você pode também ser chamado para arrumar o salão antes ou limpar a bagunça depois. Outras vagas incluem lavagem de pratos ou gerenciamento de eventos, se você tiver experiência suficiente. Cada festa dura em média cinco horas, e você normalmente precisa providenciar um uniforme básico – calça e sapatos pretos, camiseta branca e em alguns casos gravatas borboletas, com algumas variações a depender do caso, mas eles deixam você ficar sabendo do que precisa vestir com antecedência.

Um dos bônus do trabalho é que no fim do banquete que você serve quase sempre ainda dá para tirar uma casquinha do banquete no final da festa, mas claro que nunca durante o expediente. Ficou interessado? Para conseguir um emprego desses, cadastre-se em todas as agências de catering que você encontrar, começando pelas maiores, que sempre têm milhares de eventos para cobrir ao mesmo tempo. A Blue Arrow, por exemplo, tem cerca de 200 escritórios espalhados por todo o Reino Unido, sendo cinco deles especializados em catering em Londres, e está sempre recrutando mais gente. Outra agência famosa é a Admiral Group, que tem boa atuação em Londres. O salário é normalmente pago por hora trabalhada, entre uma semana e quinze dias após o serviço feito, e o valor varia de agência para agência e é normalmente maior que o salário mínimo pago por aí afora.

Outras vagas

Demonstradores de brinquedos e outros produtos, vendendores de ávore de Natal e até gente para fazer o papel de papai-noel são bicos que estão em alta nessa época do ano. A maior parte dessas vagas é somente mesmo para a época de Natal, e para preenchê-las são procuradas pessoas dispostas a trabalhar em período integral e que possuam um inglês de alto nível, uma vez que você vai estar abordando e convencendo as pessoas a comprarem um determinado produto que talvez elas nem conheçam. Para garantir uma dessas vagas, você precisa demonstrar todas as qualidades de uma pessoa extrovertida, e ficar de olhos em anúncios postados na internet.

A Wicked Division, por exemplo, está à procura de pessoas para demonstrar o último modelo de bumerangue no mercado, em um trabalho que deve ocupar de cinco a seis dias por semana, sendo pelo menos um deles sábado ou domingo. No anúncio, eles dizem que estão em busca de uma equipe para trabalhar em tempo integral, começando em outubro até o Natal. As pessoas precisam se vestir bem e estar dispostas a trabalhar duro. Além disso, os candidatos precisam falar inglês muito bem e terem afinidades com esportes. Eles querem ainda que os candidatos sejam extrovertidos e eles vão ter que provar isso em uma entrevista. O salário depende do seu desempenho, já que é com base em comissão, mas eles garantem algo entre £50 e £80 por dia. Dá para fazer um bom extra!

Onde procurar

Sites de recrutamento:

http://www.hotrecruit.com/

Sites de empresas:

Selfridges
http://www.selfridges.co.uk/

Harolds
http://www.harolds.co.uk/

Agências:

Blue Arrow
http://www.bluearrow.co.uk/

Admiral Group
http://www.admiralgroup.com/

Wicked Division
http://www.wickedvision.co.uk/

Prestige People
http://www.prestige-people.co.uk/

Silver Catering
http://www.silvercatering.co.uk/


Nenhum comentário: