05 agosto 2005

Sobre Os Vistos!!

Regras para vistos mudam novamente!

Desde 1° de outubro, não é mais possível trocar visto de turista por visto de estudante nem para permissão de trabalho

Novas medidas na obtenção e mudança de vistos que vinham sendo anunciadas desde julho pelo Governo Britânico entraram em vigor no dia 1° de outubro. Desde essa data, o Home Office está usando regras mais rígidas para tentar evitar que imigrantes que não sejam da União Européia e estejam com vistos temporários, como o caso de turistas, permaneçam no Reino Unido e mudem seus vistos para de duração mais longa, como vistos de estudantes e permissão de trabalho.

A principal mudança é em relação aos portadores de visto de turista, que não podem mais trocar de visto em hipótese alguma. Assim, quem chega com visto de turista NÃO poderá mudar para nenhum outro visto e terá que sair do país para poder voltar como estudante.

O Home Office mudou as regras também nos seguintes casos:

Work Permit: Antes de 1° de outubro, um imigrante residindo no Reino Unido podia se candidatar a um visto de trabalho sem ter que deixar o país no caso de ter um visto de estudante e estar se formando no Reino Unido; ser médico ou dentista pós-graduado ou em treinamento e também estudante de enfermagem; e portador de visto de trabalho sem qualificação superior (Sectors-Based Scheme).

Agora, dos casos citados acima, apenas estudantes universitários, portadores de visto de trabalho temporário, e médicos e dentistas pós-graduados ou em treinamento podem obter o work permit. Quem tem visto temporário de trabalho sem qualificação superior (Sectors-Based Scheme) não pode mais pedir work permit.

High Skilled Program: Agora apenas com, pelo menos, nível superior é possível conseguir o visto. Antes, era possível, preenchendo requisitos como experiência professional e rendimento, se candidatar a esse tipo de visto. Tal visto foi criado há pouco tempo e tem como alvo os imigrantes qualificados que queiram vir e procurar emprego no Reino Unido.

Vistos de estudante: como já foi mencionado acima, turistas não podem mais obter o visto de estudante já estando no país. Para se obter visto de estudante, a pessoa deve pedir o “entry clearance” no Brasil ou pedir o visto de estudante no aeroporto, como a maioria faz atualmente.

Quem está no Reino Unido com visto de estudante já há dois anos terá problemas para renová-lo. A nova regra prevê que após dois anos estudando nos chamados short courses (de pequena duração), o estudante somente poderá renovar se se matricular em curso universitário (degree course).

Estudantes que estejam se formando em cursos de Matemática, Física e Engenharia no Reino Unido podem obter autorização, após terminar o curso, para permanecer no país por mais um ano para trabalhar. Tal beneficio foi concedido a estes profissionais em virtude de o país ter uma defasagem de pessoas formadas nessas áreas.

Por fim, somente como observação, os controles de imigração da Inglaterra estenderam suas fronteiras e, a partir de agora, os oficiais de imigração estarão fixados na França e Bélgica, de forma que antes mesmo de se embarcar no Eurostar rumo a Londres os passageiros terão seus passaportes checados.


Nenhum comentário: